jjjl jjl
 

O que são drogas?

Drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram o comportamento físico e emocional das pessoas que as consomem.

O uso, sem orientação médica, pode provocar mal-estar físico e emocional prejudicando até socialmente o indivíduo.

As substâncias, ou drogas, mais usadas são:

Entorpecentes (inibidores do Sistema Nervoso)
Calmantes · Inalantes (aspiração)
Tabaco (fumo)
Álcool
Maconha
Estimulantes - Cocaína
Alucinógenos (provocam alucinações)

Como funcionam as drogas?
l
   

Nossas células nervosas se comunicam umas com as outras através de neurotransmissores. Entre eles está a endorfina que nos dá o sentimento de relaxamento, calma, "prazer". A endorfina também pode aumentar certos sentidos como a visão, audição e outros. Quando usamos drogas (nem todas) geralmente elas causam um alta liberação de endorfina que causa o relaxamento/prazer muito grande. Como há muito mais endorfina que o comum, nosso corpo para de produzir endorfina. Como a droga que ingerimos, inalamos ou injetamos não vai produzir um fluxo constante de endorfina, essa endorfina acaba e vem uma grande depressão. Aos poucos o nosso corpo vai se recuperando, mas ficam sequelas.


Cuidados

A dependência física, conhecida como farmacodependência, é mais profunda, atingindo o mecanismo energético e estrutural do usuário.



 

Abuso

Com o uso contínuo de drogas, o organismo do indivíduo vai adquirindo mais resistência, obrigando-o a tomar quantidades cada vez maiores para ter os mesmos efeitos. Isto ocorre porque o corpo para de produzir a endorfina já ele pensa que há um excesso do produto..

Isto se chama tolerância e, geralmente, se desenvolve junto com a dependência física. As razões sociais, porque se consome abusivamente drogas, são muitas, mas podemos simplificar em:


- Desejo ou suposição de que elas podem resolver todos os problemas;

- Influência de amigos para experimentá-las;

- Fácil acesso às drogas socialmente aceitas, como álcool e tabaco.

Os motivos para se experimentar ou usar ocasionalmente são:

- Curiosidade ou pressões sociais;

- Falso prazer que produzem e fácil obtenção;

Quanto ao uso contínuo, a causa principal é o medo que o usuário tem de sentir os efeitos da abstinência. Estas, geralmente são alucinações de monstros, espíritos (e outras coisas dependendo do caráter da pessoa) pelo motivo da falta de endorfina no cérebro.

             
   

Perigos

Todas as drogas são prejudiciais. O perigo depende de fatores como: tipo de droga, freqüência de uso e combinação com outras substâncias.
Assim, também, a condição física (peso e altura), a personalidade do usuário e o ambiente onde é consumida a droga podem influir no seu efeito...
Resumindo: não use drogas!


O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600