Núcleo

Nossa célula, como qualquer outra fábrica, também tem uma "central de comando": o Núcleo. O núcleo tem a função de comandar tudo o que acontece na célula. Para endenter melhor como este funciona, vamos conhecê-lo mais de perto...

Nas células eucariotas, o núcleo é definido, ou seja, é envolvido por uma membrana chamada carioteca. A carioteca é composta por um duplo envoltório lipoprotéico cheio de poros (buraquinhos) para o núcleo poder se comunicar com a célula (ao lado >).

Poros da carioteca
Núcleo

Na parte exterior da carioteca pode se ver ribossomos e em alguns casos uma continuidade (ligação) entre a carioteca e o retículo endoplasmático.

Como você sabe, dentro da célula existe o hialoplasma, nele ocorrem várias reações e nele também estão dissolvidos muitas substâncias e nutrientes. No núcleo existe um material parecido, o nucleoplasma. No nucleoplasma acontecem várias reações químicas e como no hialoplasma, lá também se encontram diversas substâncias dissolvidas

Filamento de cromatina e cromossomo (cromatina espiralada)
Dentro do núcleo, além do nucleoplasma você pode encontrar o nucléolo e a cromatina. O nucléolo NÃO é envolto por uma membrana e é rico em ácido ribonucleico ribossômico, o nucléolo é principalmente responsável pela produção de ribossomos. Já a cromatina é formada por moléculas de DNA associadas a um tipo de proteínas.

O DNA (do inglês DesoxirribuNucleic Acid) é como uma escada retorcida ou uma dupla hélice e é composta por inúmero genes, os quais tem a função de determinar as características de cada um de nós.

O DNA pode estar em forma de cromossomo (todo espiralado) ou em forma de filamento de DNA esticado (o nome já diz tudo!).

Par de cromossomos homólogos

O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero).

Todas as células do nosso corpo (exceto as dos gametas) são diplóides, ou seja, possuem dois cromossomos de cada tipo (no caso, 23 pares de cromossomos homólogos - veja a foto ao lado >). Esses cromossomos possuem genes que se referem a mesma característica (como a cor dos olhos), mas cada gene atribui um detalhe diferente (tipo, um gene atribui a cor verde aos olhos e o outro a cor azul, o gene dominante vai atribuir a cor final). Quando uma célula possui apenas um cromossomo de cada tipo (no caso os gametas, com 23 cromossomos), dizemos que ela é haplóide.

O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600