Causador: Treponema pallidum (bactéria espiroqueta)

A Sífilis, também conhecida com Lues, começa com uma discreta lesão (pequena ferida) nos órgãos genitais (pênis, vulva, vagina, colo uterino) que não causa dor, geralmente única, que aparece 20 a 30 dias após a relação sexual contaminada. Esta pequena lesão é chamada de Cancro Duro (fase primária), que desaparece espontaneamente em 1 mês. Depois de aproximadamente 10 dias do aparecimento do Cancro Duro, surgem caroços nas virilhas (as ínguas) que somem, apesar de não tratadas. Fica-se algum tempo (30 dias) sem manifestações para então aparecerem manchas avermelhadas na pele (fase secundária), que parecem uma alergia, porém com uma diferença: geralmente não coçam. Daí, então, a doença evolui com aparecimento eventual de alterações na pele e mucosa, principalmente ao redor dos órgãos genitais. Depois de 1 a 2 anos de evolução, a doença entra na fase de latência (ausência de manifestações no corpo). Depois desse período, a doença pode evoluir para fase tardia, principalmente com lesões no coração e cérebro (terceira fase). A doença só continua quando não ocorre tratamento adequado.

As gestantes com Sífilis podem abortar ou gerar crianças com graves problemas ou mesmo mortas, quando não tratadas. A Sífilis tem como agente causador uma bactéria espiroqueta, Treponema pallidum. Existe um exame de sangue (sorologia) que serve para fazer o diagnóstico e controlar a cura da doença. 0 importante é que este exame só fica positivo após 5 semanas do contato sexual contaminante e sua negatívação, em muitos casos, só ocorre vários meses após o tratamento. Em algumas pessoas, este exame pode ficar positivo (em concentração muito baixa) por toda a vida, mesmo depois da cura completa da doença. É sempre necessário orientação do médico, pois só ele sabe interpretar os resultados de sorologia para Sífilis.


(Treponema pallidum
- parece uma "cobrinha" por ser uma bactéria espiroqueta)


(fase secundária)


(fase terciária)

- Foto de órgão sexual infectado 1 (clique para ver) - fase primária

- Foto de órgão sexual infectado 2 (clique para ver) - fase primária

- Foto de órgão sexual infectado 3 (clique para ver) - fase primária

Nota: fotos obtidas inteiramente na internet, nenhuma relação com o site O Corpo Humano. fotos são inapropriadas para crianças ou pessoas muito emotivas
.

 

- Seção AIDS e DSTs no Fórum: http://forum.ocorpohumano.com.br
- Informações gerais sobre DSTs: http://www.ocorpohumano.com.br/pat_dsts.htm
- Reportagem sobre "Crescimento de casos de DSTs" no Fórum: http://forum.ocorpohumano.com.br
- Link relacionado: http://www.dst.com.br

O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600