Como numa fábrica, nossa célula também possui setores: setor de comando, setor de produção, setor de abastecimento, setor de defesa (segurança) etc. Bem, no caso de nossas células os nomes mudam um pouco mas a função permanece a mesma.

A membrana plasmática

A célula é envolta por uma membrana que tem vários nomes: membrana plasmática, membrana citoplasmática ou simplesmente membrana celular. A membrana funciona como o muro da fábrica, ela envolve a célula, torna possível a comunicação com o meio exterior através de pequenos poros e "englobamentos" chamados fagocitose e pinocitose. As outras passagens pela membrana são chamadas difusão, osmose e transporte ativo.

A membrana é feita, dentre outros, de lipídios e proteínas, por isso ela é uma membrana lipoprotéica. Englobados por essa membrana estão o hialoplasma (líquido contendo sais e vitaminas, nele também ocorrem várias reações) e os organóides (a junção dos dois se chama citoplasma, ou seja, hialoplasma + organóides = citoplasma).

Os organóides e outras estruturas das células

Os organóides são os setores, cada um tem sua função. Para você conhecê-los melhor eu desenvolvi uma página para cada organóide. Abaixo são os organóides mais importantes, você pode clicar sobre a figura de cada um para saber mais sobre ele ou ir no MENU para 'Inicio / A Célula / Organóides /' e clique sobre o organóide que te interessa.

Clique sobre o organóide que quer conhecer melhor >>> Mitocôndria Retículo Endoplasmático Liso Retículo Endoplasmático Rugoso Centríolos Lisossomos Complexo de Golgi Núcleo Ribossomos

Os ribossomos também são organóides porém, ao contrário da maioria dos outros, eles não possuem uma membrana (não são membranosos).

O citoesqueleto não é bem um organóide mas sem ele nossa célula seria como uma bexiga (balão) cheia d'água: mole e maleável.

O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600