Por que a célula foi ao psicólogo? Porque ela tinha complexo de Golgi, hahaha!

Não, nossa célula não pode ir ao psicólogo mas ela possui sim o Complexo de Golgi, na verdade, ele é o setor de embalagem e expedição (envio, saída de produtos) da nossa célula. Este nome foi dado em homenagem à Camillo Golgi, o seu descobridor.

Imagine como se fosse assim:

A função do setor de EMPACOTAMENTO é feita, na nossa célula, pelo Complexo de Golgi. A PRODUÇÃO é feita pelo Retículo Endoplasmático Rugoso, um outro organóide de nossa célula. O complexo de golgi é um tanto diferente do setor de empacotamento apresentado acima, ele é formado por dictiossomos, grupos que se parecem com pratos empilhados.

O complexo de golgi é um organóide membranoso e não possui ribossomos aderidos à suas paredes.

As proteínas formadas pelo retículo endoplasmático rugoso [1] (também chamado de ergastoplasma) são transferidas para o complexo de golgi [2]. Dependento da proteína (ou da substância), pode se formar um lisossomo (pequena vesícula contendo enzimas digestivas) ou uma vesícula de secreção [3] (vesícula contendo muco, proteínas ou outras substâncias), que mais tarde se "funde" à membrana plasmática liberando seu conteúdo.

O complexo de golgi pode produzir também nova membrana celular que como a vesícula, se "funde" à membrana plasmática (aquela que envolva a célula), fazendo desta maneira com que ela se regenere!

O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600