O ouvido é responsável por captar os sons (ondas sonoras) e passar suas informações para o cérebro. As ondas sonoras são vibrações no ar (ou em outro material). Para entender melhor o funcionamento do ouvido, olhe a figura a seguir:


O som captado passa pelo conduto auditivo externo e faz o tímpano vibrar, esta vibração é passada através de pequenos ossos, o martelo, a bigorna e o estribo. A informação então passa pelo labirinto (ou cóclea) e pelo nervo auditivo ( ou nervo vestíbulo coclear) passa para o cérebro.

Você já viajou de carro ou ônibus e quando passava por um montanha ou um lugar mais alto você sentia uma pressão no ouvido? Para suportar as constantes mudanças de pressão do ambiente, o tímpano tem uma ligação com a faringe que possibilita que dos dois lados do tímpano haja a mesma pressão atmosférica.

Você já percebeu que mesmo de olhos fechados você consegue perceber se está virado de cabeça para baixo ou outras coisas assim? Pois é, quem é responsável por isto são os canais semicirculares que estão ligados ao ouvido interno. Eles são responsáveis pela orientação espacial, interferindo de forma importante no equilíbrio do corpo. No interior desses canais há um líquido que, quando mexemos, balançamos e viramos, se movimenta e estimula pequenos cílios localizados na parede interna dos canais. Veja abaixo duas fotos representando esses cílios:


Cílios na parte interna dos canais semicirculares.

Esses cílios estão ligados à nervos que informam nosso cérebro sobre a passagem do líquido. O nosso cérebro então calcula a nosso movimento com base nessas informações.

Note na figura abaixo que os canais semicirculares se distribuem nas três direções do espaço.

O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600