Acho que todos já nos fizemos perguntas sobre nós mesmos que tivemos dificuldade em responder. Está página tem como objetivo responder algumas perguntas relacionadas com o corpo humano.

- De que somos feitos?


- O que são as espinhas, cravo e acne? (para saber mais visite www.acne.com.br)

Cravos e espinhas: todos são formados quando as glândulas sebáceas, logo abaixo da epiderme, produzem oleosidade (sebo) demais (quando entramos na adolecência, os hormônios fazem a produção de sebo aumentar), obstruindo o folículo e originando:

a) Um cravo preto. Se o folículo estiver aberto, a oleosidade retida será exposta ao ar, que a torna preta. É assim que o cravo é formado. Todo mundo tem cravos, que somente são visíveis quando a oleosidade é muito grande. Quando um deles infecciona, transforma-se em espinha, normalmente com pus.

b) Um cravo normal. Que se forma da mesma maneira que o cravo preto, só que é coberto por células mortas. Como o ar não atinge a oleosidade, ele não fica preto.

c) Acne. Se forma quando a bactéria propinibacterium acnes se aloja no folículo e consequente este se inflama.


- Por que soluçamos?

Vale tudo na luta contra o soluço: levar susto, beber copos de água e até grudar com saliva (arght!) um pedaço de papel no meio da testa. Mas nada garante que todos esses improvisos funcionem. Na maioria das vezes, o "hic, hic, hic", teimoso, continua! Qual será a causa desse misterioso barulho? Como fazê-lo parar?

O principal responsável pela nossa respiração é um músculo bem fino, que separa o tórax do abdômen: o diafragma. Graças aos movimentos do diafragma, que se contrai e relaxa, inspiramos e expiramos o ar. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico. Localizado logo acima do estômago, este nervo controla os movimentos do diafragma.

Mas qual é a relação de tudo isso com o soluço? Bem, é a irritação do nervo frênico que causa o soluço. Irritação? Se você já pensou no nervo frênico mal-humorado, nervoso e de cara feia, contenha a imaginação! Vamos ver o que acontece de verdade. Com a ingestão de líquidos ou comida em excesso; bebidas muito quentes, geladas ou com gás em demasia, o estômago incha e por estar muito perto do nervo frênico pode irritá-lo, isto é, sensibilizá-lo, como acontece com os olhos quando entra poeira.

O nervo frênico irritado manda o diafragma se contrair. Com isso, inspiramos ar. O problema é quando uma "tampinha" que há no fundo da garganta, a glote, se fecha de repente e não deixa o ar passar da boca para os pulmões. Isso provoca a vibração das cordas vocais e "hic, hic, hic", lá vem o soluço! Esse fechamento da glote acontece independentemente da nossa vontade. Normalmente ela fica aberta para a passagem do ar e só se fecha quando comemos. Quando a glote se abre, o ar volta a passar normalmente para os pulmões, o que não quer dizer que o soluço vai acabar. Isso só acontece quando o nervo frênico volta a trabalhar normalmente.

Qualquer pessoa e até animais, como cachorros, gatos e outros mamíferos, podem ter soluços! Em geral, o soluço acontece várias vezes seguidas e pára em alguns minutos. Mas há quem soluce por horas ou até dias. Essas pessoas ficam cansadas, sentem desconforto e até dor. Quando isso acontece, é bom procurar um médico.

No caso do soluço comum, há maneiras de acabar com ele! Tomar um copo de água com o nariz tampado, por exemplo. Como fica difícil respirar, aumenta a quantidade de gás carbônico no corpo, o que inibe a irritação do nervo frênico e o faz voltar a trabalhar corretamente. Mas, cuidado: tampe o nariz por pouco tempo! E caso você veja um amigo soluçando, dê um susto nele! Assim será liberada no sangue uma substância chamada adrenalina, que fará o nervo frênico voltar ao normal!

Para evitar soluços, alimente-se de forma equilibrada e tente não ingerir líquidos durante a refeição, em especial, refrigerantes. Caso contrário, agüente o "hic, hic, hic...".

Seção curiosidades movida para página separada. Clique aqui para ver >>>

 
   

- Seção Fique por dentro! no Fórum: http://forum.ocorpohumano.com.br
- Link relacionado: http://www.portaldascuriosidades.com
-
Seção Curiosidades : http://www.ocorpohumano.com.br/curiosidades.htm

 
O Corpo Humano .com.br - Manuel S. - Melhor visualizado em resolução 800x600